Liliana Temp Medeiros, o Glamour das Passarelas e a Vocação de Servir ao Próximo
Enrevsista Exclusiva: Lino Tavares
A Série Personalidades entrevista nesta edição a bailarina, professora de danças, modelo e miss Liliana Temp Medeiros, de 20 anos, natural de Alegrete, acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana, na fronteira oeste gaúcha. É filha do casal João Maurício Medeiros e Heili Temp, residente em Alegrete, cidade onde se formou em Ballet Clássico, no ano de 2012, na Escola de Dança Ballerina, que passou a frequentar aos 3 anos de idade. .
Primeiras Experiências
Ao longo de sua vida de bailarina, Liliana participou de concursos de dança em cidades como Santa Maria, Porto Alegre, Bento Gonçalves e Bagé, conquistando muitos prêmios e reconhecimento junto à sua escola. Vocacionada para a área da saúde, ingressou na faculdade de Enfermagem aos 17. Dotada de um espírito de solidariedade e amor ao próximo, atua voluntariamente na Liga Jovem Feminina de Combate ao Câncer de Alegrete. Em Uruguaiana, cidade onde estuda, trabalha como professora de ballet na escola Loreanne Ballet en Danza.
O Glamour das Passarelas
Liliane Temp confessa que o mundo das passarelas, das modelos e misses sempre representou para ela outra grande paixão. Ela explica essa tendência, dizendo textualmente: "Desde que eu era pequena, algumas pessoas diziam que eu deveria ser miss (eu achava o máximo!). Iniciei a caminhada nas passarelas com 12 anos de idade, quando fui selecionada por 6 agências de modelo, sendo 2 de televisão (Five, Dois Tons, Tutti Modelli, Baby Models, M Faces Models e Pequeno Gênio), em uma convenção do Marcelo Germano na cidade de Gramado. Porém, por ser muito nova e morar muito longe de todas estas agências (de São Paulo), quando surgia a oportunidade de trabalho, eu tinha escola, ou não conseguiria chegar a tempo, e dependia totalmente da minha mãe, que sempre trabalhou muito, desistindo então, desta carreira".
O Mundo da Beleza Feminina
Em 2010, com 13 anos de idade, Liliana participei de seu primeiro concurso de beleza, sendo eleita Rainha da Festa da Bênção das Sementes em Alegrete. No ano de 2012, foi coroada com o título de Miss Alegrete Juvenil, aos 15 anos de idade. A partir dessa conquista, muitas portas e convites lhe surgiram nessa trajetória, algo que ela define nesses termos: "Passei a realizar vários trabalhos fotográficos e de desfiles de moda por diversas lojas alegretenses. No ano de 2013 fui convidada para concorrer à Rainha do Arroz de Alegrete representando o banco Sicredi, com muito orgulho, venci mais este concurso, emocionada por representar a classe arrozeira e minha família (meu avô e meus tios, todos arrozeiros)".
Depois de muito estudo sobre o plantio de arroz, no final de 2013, a Miss alegretense passou a concorrer no âmbito estadual, experiência que ela descreve com essas palavras: ." Realizei uma prova teórica com questionamentos complexos sobre o plantio de arroz e a importância de representar a mulher arrozeira, e o desfile na cidade de Mostardas, onde estava sendo realizada a Festa do Plantio do Arroz. Fui então, coroada a Rainha do Arroz do Rio Grande do Sul. No início de 2014, como Rainha da Federarroz, participei de toda a programação da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na cidade de Mostardas. No final de 2014, com 17 anos de idade, fui escolhida para ser a Senhorita Caixeiral de Alegrete e representar minha cidade no estado. Ganhei o concurso e fui coroada a Senhorita Caixeiral do Rio Grande do Sul. Devido passar no vestibular no final deste ano, e no ano seguinte, iniciar a faculdade em outra cidade (Uruguaiana), acabei não participando nenhum outro concurso. Porém, como ser miss ainda continuou sendo um grande sonho, com muita alegria, este ano estou concorrendo a Miss Alegrete, na categoria adulta, representando o Salão Essenciale".
Liliana Temp Medeiros Responde
Quando aconteceu sua primeira experiência na passarela?
R: Sempre participei de desfiles de moda, mas concurso de beleza em si, o primeiro foi quando eu tinha 3 anos de idade, no ano de 2000, quando ganhei o concurso de Boneca Primavera de Alegrete. Como eu era muito pequena, não me recordo da experiência, então, conto como início da caminhada nas passarelas quando eu tinha 12 anos de idade, e que fui selecionada por 6 agências de modelo (Five, Dois Tons, Tutti Modelli, Baby Models, M Faces Models e Pequeno Gênio), em uma convenção de Marcelo Germano na cidade de Gramado/RS. Porém, por ser muito nova e morar muito longe de todas estas agências (de São Paulo), quando surgia a oportunidade de trabalho, eu tinha escola, ou não conseguiria chegar a tempo, e dependia totalmente da minha mãe, desistindo então desta carreira. Com 13 anos de idade, no ano de 2010, tive então minha primeira maior experiência nos concursos de beleza, fui Rainha da Festa da Bênção das Sementes em Alegrete. E foi a partir daí que tudo começou.
O interesse pelo glamour da beleza feminina vem de berço ou despertou a partir de uma etapa da vida?
R: O mundo das passarelas, das modelos e misses, sempre foi uma grande paixão. Eu amava colocar um sapato de salto e vestidos de festa da minha mãe e desfilar pela minha casa. Minha família conta que desde que eu tinha 2 anos de idade, aproximadamente, me perguntavam o que eu queria ser quando crescer, e a resposta era sempre a mesma: “quero ser miss”.
Qual foi seu primeiro projeto de vida em relação ao futuro profissional?
R: Quando eu era muito pequena, ser miss era o meu maior sonho. Porém, com o decorrer dos anos, fui mudando esse foco e, como eu já admirava muito a minha mãe, a área da saúde tomou parte do meu coração. Cuidar do próximo e ajudar as pessoas tornou-se um sonho, decidi então que queria ser enfermeira, como a minha mãe. Com muito orgulho e felicidade, hoje, já estou cursando o 5º semestre do curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Pampa, na cidade de Uruguaiana.
Sendo uma jovem polivalente, qual das artes mais lhe realiza, a dança, a atividade de modelo ou a participação em concursos de beleza?
R: Essa é uma pergunta difícil. Dançar faz parte do meu dia a dia, me acalma e me tranquiliza muito, pois estou sempre correndo, e esse momento acaba sendo só meu. A sensação que sinto quando entro em um palco para dançar em uma apresentação é semelhante à que eu sinto quando piso em uma passarela. Uma mistura de felicidade, amor, nervosismo e realização. É inexplicável.
Como você consegue conciliar as atividades artísticas e glamourosas com os estudos da Faculdade de Enfermagem?
R: Como minhas aulas são nos turnos da manhã e da tarde, trabalho como professora de ballet no turno da noite. Claro, essa rotina é bastante cansativa, já que saio cedo da manhã de casa e retorno apenas de noite. Procuro não faltar aula e prestar bastante atenção nos conteúdos trabalhados em sala de aula, já que o tempo para estudo em casa é bem curto. Também, busco estar sempre organizada na realização dos trabalhos e estudos para provas, para quando chegar os finais de semana (os quais geralmente tenho eventos) eu estar livre ou, pelo menos, com tudo organizado.
Em qual das atividades você se sente mais incentivada pelos familiares, no mundo do glamour ou no curso universitário?
R: Minha família sempre me incentivou em todas as minhas decisões, ainda mais que sempre consegui conciliar meus estudos com os concursos de beleza. Diria que eles estão sempre na primeira fila. Na primeira fila para questionar sobre minha faculdade, para querer saber sempre mais sobre a minha futura profissão, sobre os estágios, enfim... E também estão sempre na primeira fila quando estou nas passarelas, torcendo, vibrando, ou do meu lado nos bastidores, me acalmando, me ajudando, me auxiliando.
Subir na passarela para desfilar em concurso de beleza ou como modelo faz bater em você aquele friozinho na barriga?
R: Com certeza sempre tem aquele friozinho na barriga. É um friozinho que eu gosto de sentir. Saber que estou ali, naquele momento, e que em apenas um desfile preciso mostrar para os outros muito além da beleza física, preciso mostrar o principal, a beleza interior, a simpatia, a suavidade, a segurança, e principalmente, a minha essência.
Afora a beleza física, quais são os requisitos que você considera mais importantes para o sucesso nas passarelas?
R: Ao meu ponto de vista, muitas coisas estão além da beleza física. Sempre digo que não adianta estar bonita por fora e não estar bonita, feliz e realizada por dentro. Acredito que uns dos principais requisitos é o amor-próprio e a autoconfiança. Quando amamos a nós mesmos e estamos seguros de si, a simpatia, a essência, a felicidade, o sorriso, transbordam naturalmente.
Quais são os obstáculos mais comuns que surgem na caminhada de uma candidata a miss, modelo ou atriz? R:
A partir do momento que você decide entrar neste mundo das passarelas, você precisa entender que muitos obstáculos surgirão. Ao meu ponto de vista, manter a disciplina e o foco é um dos obstáculos mais comuns, e você precisa estar preparada não só fisicamente, mas também emocionalmente, para ultrapassar eles. Durante este caminho, os julgamentos em relação à beleza física são os mais frequentes, pois é fácil julgar alguém pela forma como se apresenta. E quando surgir esse tipo de preconceito, você precisa estar preparada emocionalmente para enfrentá-lo. Ninguém lhe conhece tão bem quanto você mesma. Você precisa estar segura de si e compreender que muitas coisas estão além de um “rostinho bonito”, que a beleza interior é o essencial, é o mais importante.
Você diria que concorrer a miss requer uma cota de sacrifício semelhante àquela exigida na carreira de modelo?
R: Sim, os sacrifícios são semelhantes. Entre alguns destes sacrifícios, está manter a disciplina, seja ela em busca de um corpo que você considere ideal ou em busca de uma saúde psicológica para enfrentar todos os desafios. Também, é preciso manter o foco no seu sonho, seja na carreira de miss ou na de modelo, pois, a partir do momento que estamos cientes de que este caminho é o caminho que queremos para nossas vidas, tudo fica mais fácil.
Além do Ballet clássico, que outras modalidades de dança você pratica e ensina?
R: Dou aula apenas de ballet clássico, minha formação. Já fiz outras modalidades de dança como jazz, dança moderna, contemporâneo, street dance, dança de salão, mas desde os 3 anos de idade danço ballet clássico, é uma grande paixão.
Já participou de apresentações de dança fora do Brasil? R: Infelizmente não. Mas já participei de vários concursos internacionais dentro do Brasil.
Quais foram suas maiores conquistas nos concursos de que participou?
R: Todos os concursos que participei foram muito especiais, cada um de uma forma diferente. O primeiro concurso foi o de Boneca Primavera de Alegrete quando eu tinha 3 anos de idade, mas infelizmente não me recordo da experiência. No ano de 2010, fui Rainha da Festa da Bênção das Sementes em Alegrete. Em 2012, venci o concurso Miss Alegrete Juvenil, com 15 anos de idade. Já em 2013, com muito orgulho, representei a classe arrozeira da minha cidade, após ser escolhida Rainha do Arroz de Alegrete, em nível estadual, onde fui coroada Rainha do Arroz do Rio Grande do Sul. Em 2014 recebi a faixa de Senhorita Caixeiral de Alegrete, e neste mesmo ano, venci o concurso Senhorita Caixeiral do Rio Grande do Sul.
Com base nas experiências adquiridas, que conselho você daria a uma jovem que se prepara para ingressar na carreira de modelo ou para concorrer a miss?
R: Sonhe, e acredite que você pode chegar a onde você quiser. Não desista nos primeiros tropeços. Não se esqueça que, para chegarmos nos nossos objetivos, temos que ter humildade para compreender que só subiremos na vida, se soubermos descer alguns degraus, quantas vezes forem necessárias. Não leve em conta apenas os padrões de beleza e não deixe que os outros digam se você é bonita ou não, se você é preparada ou não, se você leva jeito ou não. Quem decide isso é você mesma. Tenha coragem e vá em frente. Tem um mundo cheio de possibilidades e sonhos a serem realizados.
O que motivou você a se inscrever no concurso de Miss Alegrete?
R: Ser miss sempre foi um grande sonho. Quando eu era criança, adorava assistir aos concursos de miss com a minha avó. Eu ficava encantada com a beleza das mulheres, com os vestidos, enfim... minha avó sempre dizia que eu tinha “boca de miss” e que quando eu crescesse, se eu quisesse, eu estaria naquelas passarelas. Cresci com aquela ideia, acompanhando a cada ano os concursos e alimentando o sonho de ser miss. Hoje, meu olhar em relação a este concurso amadureceu muito, pois sei que existem princípios que vão além da coroa, dos vestidos, e de um rosto bonito. Uma miss é a responsável por representar muito mais do que a beleza das mulheres. Ela tem a capacidade de unir nações com o intuito de promover a paz entre os povos, a igualdade social, e disseminar o amor ao próximo. Por estes e outros motivos, sou candidata ao Miss Alegrete 2018.
"Bate Bola" Com Liliana Temp Medeiros
Uma paixão? Cuidar ao próximo.
Eternamente grata? Pela minha família.
Surpresa inesquecível? Quando ganhei o meu cachorro.
Doce recordação? Minha infância.
Momento especial? Os concursos de beleza que conquistei títulos.
Sonho realizado? Ingressar na faculdade.
Sonho a realizar? Ser Miss Universo.
Superstição? Não entro no palco ou passarela se não for com o pé direito.
Cor preferida? Branco.
Prato preferido? Churrasco.
Esporte? Ballet.
Hobby? Escutar música e ler.
Time do coração? Grêmio.
Gênero musical? Sou muito eclética, mas os mais ouvidos recentemente são cumbia, pop rock internacional, sertanejo.
Cantor (es)? Maluma, Jason Mraz, Ed Sheeron, Pablo Vittar.
Cantora (s)? Marília Mendonça, Anavitoria, Colbie Caillat.
Ator ou atriz? Adam Sandler.
Filme? Como eu era antes de você.
Livro? A escolha, Nicholas Sparks.
Personalidade nacional? Jô Soares.
Um herói da humanidade? Martin Luther King.
Deus? Meu melhor amigo.
Quem é Liliana? Sou uma pessoa simples, feliz e que gosta de transmitir alegria para os outros. Sou disciplinada, buscando sempre alcançar meus objetivos. Tenho uma autoestima muito boa, sou super animada. Sou comunicativa e simpática, o que me facilita fazer novas amizades. Sou bastante intensa.
Projetos? Conquistar o título de Miss Alegrete; concluir minha graduação; conhecer novos lugares, novas culturas, novos países; realizar novos cursos de ballet.
Considerações finais:
Gostaria de agradecer primeiramente a Deus pela minha vida e por todas as bênçãos que já recebi e continuo recebendo a cada amanhecer. Agradecer a oportunidade de ter respondido esta entrevista, pois fiquei realizada e feliz em poder compartilhar um pouco sobre quem eu sou, sobre a minha vida, sobre a minha história. Através desta, também pude refletir sobre meus sonhos e sobre os meus objetivos. Obrigada Lino, pela compreensão e tranquilidade que teve comigo, saiba que respondi com muita sinceridade. Agradeço a minha família, em especial a minha mãe, meu pai e minhas irmãs, por sempre me incentivarem, apoiarem meus sonhos e decisões e por estarem sempre ao meu lado. E por último, mas não menos importante, agradecer a empresa a qual represento no Miss Alegrete 2018 com muito orgulho, Salão Essenciale, da querida Selma Dorneles. Obrigada por acreditarem no meu potencial.
Endereço Eletrônico e Rede Social
E-MAIL: lilitemp@bol.com.br