quinta-feira, 7 de março de 2019

MÚSICA BRASILEIRA: Entrevista com a cantora e compositora Mayara Mazzi - Por Lino Tavares


          Londres, England, quinta-feira, 07 de março de 2019



Mayara Mazzi, o Despontar de uma Estrela na Música Brasileira

Entrevista Exclusiva: Por Lino Tavares

                                      
     
    A entrevistada da Sére Personalidades é a destacada cantora e compositora artisticamente conhecida pelo nome de Mayara Mazzi, nascida na cidade de Tutóia, no Maranhão, no dia 11 de maio, sendo portanto do signo de Touro. 

Origens e sonhos 
   

     Egressa de uma família bem constituída, a artista destaca com orgulho o nome dos pais Magno Gomes e Maria Eunice com quem aprendeu a respeitar o próximo e ser feliz, fazendo desses ensinamentos o seu lema. Foi sob a influência deles que descobriu sua paixão pela música. Ela ainda adolescente escrevia versos e histórias de amor que colocou em suas músicas. "Essa loira esguia, com um sorriso aberto, olhar alegre e uma voz de sereia - como se acha descrito em seu release - tem como maior sonho apresentar ao mundo suas melodias de amor, mensagens positivas, com um som brasileiro". 


Primeiras Gravações


    Entre seus álbuns, lançados no mercado fonográfico desde 2008, destacam-se os seguintes:

2009 - CD pop romântico com o título "Até o Fim";
2011 - 2º CD estilo pop romântico com o título "Baby";
2013 - 3º CD no sertanejo universitário com o título "Balada Loka";
2014 - 4º CD Mix com o título "Nova Dança".


Atualidade Artística



     Seu mais recente trabalho, 5º CD "Balada Loka", traz as participações especiais do Trio Parada Dura, Alan e Aladim, Ney e Nando. O destaque deste novo trabalha é o ritmo dançante e alegre que vem contagiando o públicos nos shows. Mayara traz em seu repertório músicas de sua própria autoria, além de algumas regravações. Destaca-se por seu estilo inconfundível, representado por sua qualidade vocal e pela diferenciada escolha de repertório, sempre coerente com sua linha de trabalho. Sertaneja Popular, carismática, recordista de público, com grande aceitação junto ao universo masculino e feminino, a cantora maranhense abrange todas as classes sociais e socioeconômicas das diversas faixas etárias. 


Mayara Mazzi Responde

Sua vocação de cantora despertou cedo, ou tinha outro projeto de vida na infância? 
Mayara: A vontade de cantar despertou muito cedo, mas optei por outras prioridades como estudar etc.

Qual o gênero musical que mais lhe atraía quando começou a gostar de música ? 
Mayara: Pop romântico. Mas também aprendi gostar de todos os estilos musicais.

Seus pais sempre a encorajaram a optar pela carreira de cantora ? 
Mayara: Infelizmente não, meus pais não tinham conhecimento musical.

Você frequentou escolas de música ? 
Mayara:  Sim, eu frequentei conservatório musical durante 5 anos antes de começar a cantar. E depois estudei técnica vocal, canto, teoria musical, arte cênica, teatro.

Toca algum instrumento musical ?
Mayara: Sim eu toco violão e também estou aprendendo tocar violino.

Quando e onde você cantou em público pela primeira vez ?
Mayara: Cantei em público pela primeira vez em 2008, o show foi no antigo Patativa de Santo Amaro São Paulo; o evento teve à participação de outros artistas, um público aproximadamente de 10 mil pessoas.

Já participou de algum programa de calouros ou concurso de cantores semelhante ?
Mayara: Não participei; mas admiro demais a insistência dos novos talentos brigando por um lugar ao sol.

Qual é o gênero musical predominante no seu repertório ? 
Mayara: É o Sertanejo Popular.

Que avaliação você faz da música gospel. Manifestação de fé ou busca de espaço no mercado fonográfico ?  
Mayara: Acho positivo sim, mesmo porque a música gospel vem ganhando espaço cada vez mais, é extremamente necessário as manifestações religiosas, cultos, eu tenho muita admiração e respeito pelos homens que se dedicam a levar a palavra de Deus.

Você considera possível a um cantor principiante conquistar seu espaço na mídia sem pagar jabá ? 
Mayara:  Se é um jogo honesto, então a chance de um principiante ganhar é a mesma de um veterano ganhar.
Talvez acredite-se que a vitória do principiante seja comum por uma observação tendenciosa. Isto é, quando acontece todos fazem um grande alarde, quando não acontece passa despercebido. Da mesma forma como aparecem no noticiário várias coisas horríveis que dão a impressão de que o mundo é um lugar violentíssimo, embora na sua vida você possa nunca ter sofrido nada parecido ao que aparece na tv.

Considera satisfatório o apoio dispensado pelo Ministério da Cultura à arte musical brasileira, ou acha que poderia fazer mais nessa área ?
Mayara: Considera satisfatório o apoio cultural sim; é extremante necessário e será sempre bem-vindo na carreira de qualquer artista, sem apoio cultural tudo tornará mais difícil, música é cultura.

Você diria que é possível conciliar os estudos com a atividade artística? 
Mayara:  Sim é possível.

Na correria dos shows e ensaios, sobra um tempinho para o lazer e o namoro?
Mayara:  Sim é claro rsrsr,  basta saber administrar o seu tempo.

Quando começou a cantar você se inspirou em algum ídolo da música brasileira ou internacional ? 
Mayara: Madonna, acho aquela mulher o máximo como artista e intérprete.

Além da vocação para a música, que outras atividades do mundo da fama a atraem ? 
Mayara:  Além da música sempre me envolvi com moda, beleza. Sou fascinada pelo mundo da moda, já estudei moda, já fui até dona de minha própria boutique antes de começar a cantar.

Que requisitos você considera fundamentais para obter sucesso na carreira de cantora ? 
Mayara: Existem regras e segredos por trás do sucesso, começado pelo básico, em primeiro lugar terá que gostar muito de arte, em segundo lugar, terá que ter disciplinas e dedicação, amor pelo que faz, em terceiro lugar, terá que se preservar ao máximo que puder, ouvir mais e falar menos, conhecer bem o seu espaço e respeitar o espaço dos demais colegas. O sucesso é consequência do bom trabalho realizado.

Que conselho você daria a uma cantora que está começando na carreira ? 
Mayara: Diria, nunca desista de seus sonhos, os caminhos são cheios de espinhos, mas siga em frente sempre, o sol sempre nasce para todos. Um dia você também irá brilhar com ele.  

Em que regiões do Brasil você costuma realizar seus shows?
Mayara: Já toquei em várias regiões do Brasil, mas no momento estou revisando as minhas atividades na área artística, refazendo alguns ajustes e adiantando alguns projetos.  

"Bate Bola" 



  com 



Mayara Mazzi 

Doce recordação ? Mayara: Canto melodias de amor que vem do coração, estou sempre com saudades daquele amor que foi em vão, pois o mesmo me jurou fidelidade de coração pra coração. Só me deixou saudades.

Amigos para sempre ?  Mayara: O seu melhor amigo é você mesmo.

Nunca vou esquecer ? Mayara: Numa vou esquecer aquele dia que eu te conheci.  

Maior sonho realizado? Mayara: Quem persiste em realizar seus sonhos pode ter certeza que um dia a vitória chegará. Foi exatamente pensando assim, que eu conseguir realizar um sonho de infância que é cantar e escrever músicas. Na minha trajetória musical, já gravei cinco álbuns musicais e me sinto lisonjeada quando as ouço tocando nas rádios.

Para apagar da memória ? Mayara: Memórias servem para organizar a existência de seres humanos. Sem recordações não seria possível viver. 

Decepção ? Mayara: Conte seus segredos ao vento, mas nunca conte a ninguém se não quiser se decepcionar.

Grata surpresa ? Mayara: Um sorriso sincero. 

Superstição ? Mayara: Fico extremamente irritada quando alguém tenta passar as mãos sobre minha cabeça, cabelos, evito também passar por debaixo de escadas, fios elétricos.

Cor preferida ? Mayara: Cor preto

Número de sorte ? Mayara: Número 8

Prato preferido ? Mayara: Salada verde.

Principal Hobby? Mayara; Ouvir música.

Time do coração? Mayara: Torço para o Corinthians.

Cantor ou cantora nacional de todos os tempos ?  Mayara: Ney Matogrosso fez história não só na MPB como no rock nacional com o Secos e Molhados, por sua carreira e ter influenciado outros artistas, ele é reconhecido como um dos grandes nomes, ou melhor, dos grandes ícones da música.

Cantor ou cantora internacional de todos os tempos ? Mayara: Michael Jackson, foi cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador vocal, filantropo, pacifista e ativista americano. Segundo a revista Rolling Stone faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares, fazendo dele o artista mais rico de toda a história, e ainda um ano após sua morte faturou cerca de um bilhão de dólares.

Personalidade nacional de todas as épocas?  Mayara:  Se hoje o mundo todo conhece o samba brasileiro, muito se deve à Hilária Batista de Almeida, nascida em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, migrando para o Rio de Janeiro quando tinha 22 anos de idade. Tia Ciata, como ficou conhecida, era mãe de santo (Candomblé), quituteira, empreendedora, parideira e, posteriormente, Matriarca do Samba, por ter cedido a sua casa, no centro do Rio de Janeiro, para as rodas de samba, até então um ritmo proibido no país, que deram espaço ao surgimento de grandes nomes da música brasileira, como Pixinguinha. Ganhava a vida vendendo quitutes, fazendo consultas em sua religião e organizando essas festas que tornaram-se tradicionalmente famosas na cidade. O primeiro samba de sucesso gravado no Brasil, em 1917, chamava-se "Pelo Telefone", e foi gravado na casa de Tia 

Personalidade internacional de todas as épocas ? Mayara: A Princesa de Gales, Lady Di, foi uma das personalidades inglesas mais marcantes do século XX. Nascida em uma família de nobres, era uma mulher talentosa para esportes e o balé, uma de suas paixões. Depois que começou a frequentar a vida da família real britânica, tornou-se um modelo único de beleza, moda e comportamento. Todos a amavam e se inspiravam em sua personalidade e estilo. Perseguida por fotógrafos depois da sua polêmica separação do príncipe, morreu em um acidente de carro em 1997, deixando o mundo inteiro em choque. Até hoje é a princesa britânica mais falada da contemporaneidade.

Projetos?  Mayara: Atualmente estou em estúdio preparando um EP com músicas inéditas e de minha própria autoria. Prometo também lançar um single. 

Mensagem ?  Mayara:   12:7-11 “Zofar, faça perguntas às aves e aos animais, e eles o ensinarão. Peça aos bichos da terra e aos peixes do mar, e eles lhe darão lições. Todas essas criaturas sabem que foi a mão do SENHOR que as fez. A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida. Meus amigos, assim como os ouvidos julgam o valor das palavras, e o paladar prova os alimentos, assim escuto o que vocês dizem, mas só aceito aquilo que acho certo.”

Considerações finais


 Em primeiro lugar quero agradecer 


o Jornalista Lino Tavares, por essa 


entrevista, além, claro, de toda sua 


equipe. Quero dizer também que 


sou muito grata a todos que me 


apoiaram, aos meus amigos e à 


minha família. E um agradecimento 


especial a todos os meus fãs, pelo 


enorme carinho que eu recebo – 


sem dúvidas eu não seria nada 


sem vocês. 


 E eu quero deixar a todos

um milhão de beijos e abraços
Obrigada !


Contatos e Redes Sociais e Vídeos






Redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário