Bruna Viola, A Estrela Mais Brilhante da
Juventude Sertaneja do Brasil
Juventude Sertaneja do Brasil
Entrevista Exclusiva - Lino Tavares
A entrevistada da Série Personalidades é a cantora, compositora e instrumentista conhecida pelo nome artístico de Bruna Viola, que traz na verve a inspiração mais pura da música sertaneja de raiz (ou música caipira), da qual é com certeza a mais jovem e talentosa representante da nova geração.
Bruna Villas Bôas Kamphorst (nome de batismo) nasceu no dia 25 de maio de 1993 em Cuiabá, capital de Mato Grosso, onde cresceu influenciada por ídolos do sertanejo típico, principalmente Tião Carreiro, da dupla "Tião Carreiro e Pardinho", que ela considera o mais completo do gênero no país, além de Inezita Barroso, por quem manifesta profunda admiração. Também contribuiu para sua opção musical, o fato de Bruna Viola ter crescido no seio de uma família intimamente ligada aos meios musicais, com vários familiares seus atuando artisticamente e revelando grande apreço pela música de raiz.
O Começo
Tudo começou aos 11 anos de idade, na adolescência, quando Bruna ganhou sua primeira viola, instrumento de sua paixão, que logo passou a dominar com facilidade, tal como se aprende a dirigir um veículo, para pegar a estrada da vida. No caso dela esse caminho teve como primeira parada de sucesso uma apresentação repleta de êxito em uma feira agropecuária de sua cidade. A partir daí, passou a ser vista como a menina virtuosa que crescia física e artisticamente, chegando aos 19 anos fazendo por merecer a denominação carinhosa de "Flor Matogrosense", época em que viu-se na contingência de trancar sua matrícula na Faculdade de Veterinária, para atender aos compromissos próprios da vida artística, representados por uma agenda lotada, exigindo trabalhos de bastidores cada vez mais intensos. Esse crescimento artístico, levou a jovem cantora a transferir residência para a cidade paulista de Ribeirão Preto, que se tornou ponto de partida geograficamente favorável para levar sua arte às diversas regiões do país.
O Auge do Sucesso
Adicionar legenda |
Sucesso na TV
A violeira símbolo da nova geração marcou presença, com entrevistas e participações especiais em programas das grandes redes de televisão como Programa do Jô, Encontro Com Fátima Bernardes e Altas Horas (Serginho Groisman), na Globo, Ratinho, no SBT, Mariana Godoy Entrevista, na Rede TV, Viola Minha Viola (Inezita Barroso), TV Cultua, além de inúmeras apresentações em diversos canais regionais.
Atualidade Artística
Com uma carreira consolidada que inclui muitos shows em canais de televisão e uma exitosa turnê realizada nos Estados Unidos, a cantora matogrossense realizou o grande sonho da carreira, no início de março deste ano, gravando seu primeiro DVD, que teve como palco a Vila Country de São Paulo. Uma equipe de experimentados profissionais desse segmento artístico atuou na produção do vídeo, que teve na direção musical Paul Ralphes, direção de vídeo Marcelo Amiky, cenografia Fábio Delduque e na direção de fotografia o renomado iluminador Danny Nolan.
Parceria de Luxo
A dupla César Menotti e Fabiano, mais uma vez, valorizou a trajetória artística de Bruna Viola, participando com muito profissionalismo da gravação do DVD. Encantado com a performance violeira de Bruna, César Menotti disse que voltará a incluir a viola em seus shows, o que torna a jovem cantora e instrumentista uma espécie de musa inspiradora de uma importante adoção instrumental dessa que é uma das mais conceituadas duplas do Brasil. .
Parceria de Luxo
.
Você se considera uma artista musical vocacionado ou tomou esse rumo por opção ?
R: O dom da música já faz parte da genética da minha família, meus avós e tios maternos são músicos, bem como meu avô paterno já falecido que também era baterista.
Alguém do meio musical a influenciou no início da carreira ?
R: No que diz respeito à música sertaneja, eu ouvia desde pequenininha na companhia do meu bisavô Públio Vilas Bôas, sempre quando estava de férias na fazenda, era com ele que eu ouvia as músicas de Tião Carreiro e Pardinho, Inezita Barroso, entre outras duplas de música raiz..A partir daí comecei a me encantar com as histórias contadas nas letras das músicas e com o som do instrumento viola caipira e principalmente com as batidas do pagode de viola tocadas por Tião Carreiro, e sentia muita vontade de também fazer aquilo, tocar aquele instrumento que tanto me emocionava e seduzia com o seu som.
Com que idade você se apresentou em público pela primeira vez ?
R: Aos 11 anos no palco principal, na Exposição Agropecuária de Cuiabá.
Você frequentou algum curso de música ou é autodidata na arte de tocar e cantar ?
R: Em Cuiabá, dos 10 aos 11 anos, eu frequentei o curso de violão do SEST SENAT, e teoria musical no Conservatório Dunga Rodrigues.
Quando começou a se apresentar artisticamente, você já apreciava o sertanejo ou tinha outras preferências de gênero ?
R:Tenho um gosto bastante eclético, gosto de música boa, mas é claro que a música de raiz sempre foi a minha preferência musical, mas eu ouvi e ouço de tudo, por influência dos meus avós maternos, e da minha mãe que é natural de Curitiba e que sempre ouve Raul Seixas, Elis Regina, Maria Bethânia, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa, Kid Abelha, Roupa Nova, Skank e por aí vai...
Que pessoas de sua família, além das já citadas, têm ligação com à arte musical ?
R: Como citei, por parte da minha mãe todos são músicos, meus avós Benê e Mery já aposentados, mas que viveram e criaram cinco filhos trabalhando da música na cidade de Curitiba e também em Cuiabá,, os meus dois tios Marco ainda músico e tecladista na sua banda Musical Som em Cuiabá, e Márcio também cantor, estudante e professor de música, e por parte da família do meu pai, meu avô Bruno Kamphorst,, já falecido, mas que também foi baterista no Rio Grande do Sul.
Além da viola, você toca outros instrumentos musicais ?
R:Toco violão, e um pouquinho de cavaquinho, e me arrisco no pandeiro,
Quem você considera o maior violeiro do Brasil de todos os tempos ?
R: Sem dúvida, Tião Carreiro.
Além de cantora e instrumentista, você se considera também uma compositora ?
R:Quando estou inspirada, arrisco compor alguma coisa instrumental, mas no momento certo vai fluir algumas canções letradas.
Você classifica esse rumo que o gênero sertanejo tomou, tornando-se até certo ponto urbanizado, como uma evolução ou deturpação da música de raiz ?
R: Sertanejo é o que vem do sertão, seja pessoa ou música. Como eu falei antes, gosto de música boa, nós temos no cenário atual da música o chamado “Sertanejo Universitário”, e muitos artistas com canções maravilhosas, com letras que falam de amor.
Mas de fato algumas são muito apelativas...
Ainda bate aquele friozinho na barriga ao subir no palco perante uma plateia lotada ?
R: Sempre...
Em que regiões do Brasil você costuma se apresentar ?
R: Tenho percorrido boa parte do Brasil, como São Paulo capital e interior, Mato Grosso, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Brasília, Paraná, Santa Catarina, e espero conseguir atender a demanda de pedidos de shows de outros estados, que chegam todos os dias, graças a Deus.
Já realizou apresentação artística fora do Brasil ?
R: Fiz uma recente turnê nos EUA em maio desse ano (2016).
Quais foram os prêmios que você já conquistou na carreira de cantora, violeira e compositora ?
R: Prêmio Rozine de Excelência da Viola Caipira, Prêmio Prata da Casa pelo SESC Pompéia-SP, Festival Nacional de Viola Caipira, Voa Viola, e fui contemplada com o prêmio para fazer um show no Teatro Nacional,em Brasília.
Dá para conciliar a carreira musical com os estudos e ainda dispor de um tempinho para namorar ?
R: Eu fiz a minha opção de vida,e escolhi aproveitar o momento maravilhoso em que está a minha carreira atualmente, e por enquanto tranquei a Faculdade de Medicina Veterinária. Mas ainda pretendo concluir meu curso.
Caso tenha namorado, ele incentiva você na vida artística ?
R: Não tenho namorado, estou solteiríssima!
Já participou ou pretende participar de algum programa de calouros ?
R: Já participei de um programa no SBT,
Qual é sua opinião sobre o programa The Voice Brasil, da Rede Globo ?
R: Eu adoro assistir The Voice; na minha opinião, é um programa que mostra muitos talentos escondidos da mídia nacional.
O Brasil é um país riquíssimo na arte da música e o programa oferece a oportunidade a muitos artistas que, mesmo não ganhando, saem de lá com o seu nome fortalecido.
Você acredita que um cantor jovem possa vencer apenas pelo talento que possui, mesmo sem ter dinheiro para alavancar a carreira ?
R: Acredito sim... Basta ter uma conduta de retidão de caráter, ter fé e bondade, bons pensamentos, ter juízo, saber agradecer até pelos momentos ruins e entender que eles são necessários para nosso amadurecimento, e seguir os conselhos de pessoas com mais experiência que querem o seu bem. Eu sou prova disso, pois quando decidi seguir a carreira artística, a minha mãe me falou...Então vamos fazer bem feito, esse será o seu trabalho, e agora que você já tem 18 anos, a sua responsabilidade vai aumentar...e abriu uma empresa em meu nome, a BV Produções Artísticas, e disse agora você é uma empresária...deve saber que muitas pessoas dependerão do seu trabalho, para sustentar suas famílias, e me ensinou a gerir a minha própria empresa, cuidar do financeiro, e investir em minha própria carreira, e principalmente a zelar pela minha imagem.
Que conselho você daria a um jovem que está começando na carreira de músico ?
R: Seja feliz, Faça o que gosta, e de o seu melhor, não olhe para trás, mas não esqueça de suas raízes, se blinde dos comentários maldosos, e nunca... jamais pise em alguém para subir, mantenha-se sempre no caminho da retidão.
E lembre-se sempre da lei da Causa e Efeito, Ação e Reação...A gente atrai o que emana.
Como foi a recente gravação do seu DVD e quais são as expectativas em relação ao seu lançamento ?
R: Foi um sonho realizado, o lançamento está fantástico e superando as expectativas, graças a Deus !
Você teve importantes participações nos programas da Fátima Bernardes e do Serginho Groisman (Globo) e mais recentemente no programa da Mariana Godoy (Rede TV). Isso tem contribuído para alavancar sua carreira ?
R: Sim, participar de Programas Nacionais sempre traz maior visibilidade ao trabalho.
Minha infância
Amigo (a) especial ? Todos da escola
Viagem inesquecível ? 1ª Turnê internacional em USA
.
Maior conquista ? Meu primeiro DVD
Sonho a realizar ? Cuidar dos meus pais na velhice
Surpresa agradável ? Quando ganhei a minha primeira Viola, e a minha cachorrinha Layla
Superstição ? Curupira...kkkkkk
Cor preferida ? Azul
Número de sorte ? 25
Prato preferido ? Churrasco
Principal Hobby ? Cavalgar
Time do coração ? Corinthias
Deus ? Sempre em primeiro lugar
Cantor brasileiro de todas as épocas ? Tião Carreiro
Cantora brasileira de todas as épocas ? Inezita Barroso
Maior instrumentista brasileiro de todos os tempos ?
Bambico
Maior personalidade brasileira ? Ayrton Senna
Ídolo internacional ? Shanaia Twain
Herói da humanidade ? Jesus Cristo
Projetos na carreira ? Contribuir com as minhas obras para a história da Viola Caipira, e servir de inspiração para as futuras gerações
E-Mail: <contato@ brunaviola.com.br>
PARTICIPAÇÕES DE BRUNA VIOLA NAS REDES DE TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário