segunda-feira, 13 de março de 2017

ENTREVISTA: Julyane Miranda, Palestrante e Consultora de Marketing

Nova Jersey, segunda-feira, 13 de março de 2017

Julyane Miranda, Palestrante e Consultora Qualificada a Serviço do Marketing Empresarial
Entrevista Multimídia: Lino Tavares


    A entrevistada da Série Personalidades é a Consultora e Palestrante Julyane Miranda, com atuação nas áreas de Estratégia de Marketing e de Diferenciação, em sua própria empresa de consultoria e na direção de Marketing na empresa LM Informática.

Dados Biográficos

     Julyane nasceu em 5 de setembro de 1989, em Campina Grande, na Paraíba, Estudou Tecnologia da Informação no IFRN e Marketing na UNESA. Acha-se domiciliada, atualmente, na cidade de Londrina, no norte do Paraná´. Autodefine-se dessa forma: "Sou alguém que gosta de lutar pelos meus objetivos, tenho determinação e muita vontade de viver".

Missão Primordial

    Auxiliar pequenos e médios empreendedores em seu progresso, garantindo sucesso, sustentabilidade e independência nos negócios, através de métodos eficazes que correspondem às necessidades peculiares do meio empresarial assistido. Nesse sentido, realiza treinamentos, consultoria e serviços voltados para empresas que querem se destacar e se diferenciar no mercado


Julyane Miranda responde

                                                                                 
Antes de se tornar empresária de marketing, você tinha algum outro projeto de vida ?
R: Há 7 anos fundei a Soluti - uma agência de TI focada na área de desenvolvimento de websites e sistemas. Muita coisa aconteceu nesse período. Foram muitos aprendizados, muitos trabalhos realizados (mais de 60 projetos), até eu perceber que a minha carreira não era na área de fábrica de sites e sistemas e sim, em encontrar o diferencial de meus clientes e projetá-los da melhor forma possível, seja através da comunicação, do posicionamento mercadológico ou até mesmo da tecnologia.

Como você se define profissionalmente ? 
R: Sou uma profissional com grande capacidade de inovar, gosto de me envolver em processos de brainstorm e criar novas ideias que podem ajudar nos desenvolvimento dos negócios. Sei como criar projetos e como transformá-los em uma fórmula de sucesso.

Você se dedica exclusivamente ao marketing de diferenciação ou atua também em outras formas de marketing  ?
R: Atualmente meu foco é diferenciação, que é a base de todo o conceito de marketing de empresa. Somente através do fator de diferenciação que as empresas vão poder executar outros processos do marketing. Hoje em dia, se diferenciar é obrigatório, já que existe ampla concorrência e o mercado consumidor está cada vez mais exigente.

R: Comércio e serviços em geral, mas não de um único segmento. Qualquer empresário que deseja lançar no mercado um projeto e atrair um público fidelizado pode me contratar. Hoje, atendo desde empresas de uma pessoa só, como fotógrafos e coaches, até fábricas e distribuidoras com mais de 100 funcionários.

A sua empresa possui funcionários ou é essencialmente individual  ?
R: Possuo prestadores de serviço que atuam comigo há muitos anos, são profissionais capacitados em suas áreas e com os quais eu posso contar sempre. Minha equipe atual de colaboradores incluem especialistas de UX, fotógrafos, designers, jornalistas, revisores, web designers, consultores de TI e de marketing digital. Sempre consulto ou peço apoio para eles em praticamente todos os projetos que desenvolvo. 

Já participou de algum simpósio relativo ao ramos em que atua? 
R: Muitos, inclusive como tutora de workshop e palestrante. Adoro adquirir conhecimento e também ensinar o que sei. O mais recente workshop que participei foi no Rio de Janeiro, no Perfome Pocket do Grupo Bússola do Empreendedor. Mas já fui palestrante no Fisl e no Joomla Day Brasil. Foram experiências memoráveis.

Você acredita que depois dessa turbulência do Governo Dilma, o mundo empresarial se recuperará da crise econômica a curto prazo ?
R: Como estou lidando diretamente com empresários de vários segmentos, eu posso dizer com convicção que em 2017 o mercado voltou a se aquecer.  Mesmo com a desaprovação de uma grande parte dos brasileiros, o atual presidente esboça uma política mais liberal e tem trazido esperança a muitos empresários que já voltaram a investir, mesmo que timidamente. É possível notar a alta nas contratações nas principais cidades do país.  Então, eu acredito que sim, que a saída da ex-presidente trouxe uma proposta de mudança e alguns empreendedores com visão já começaram a se movimentar e isso vai criar um cenário mais favorável. Acredito que uma política liberal possa ajudar o Brasil a sair do ostracismo mundial, se tornando um país mais competitivo.

Como você vê o Brasil, na área em que atua, em comparação com países mais evoluídos, como Estados Unidos, Japão e outros ?

R: Eu acho que o excesso de tributos e burocracia atrapalha e muito o empreendedorismo no Brasil. Isso faz com que nosso mercado, o de consultoria de marketing, não seja tão promissor, principalmente no foco que eu atuo que é o de pequenas e médias empresas. O meu público alvo está massacrado por impostos e políticas trabalhistas. Essas empresas não conseguem se estruturar e inovar pois vivem no sufoco. Dessa forma, normalmente não contratam uma consultoria de marketing profissional. O mais irônico é que é justamente o pequeno e médio empresário que mais contribui com o PIB nacional, mas, afogados pelo excesso de impostos e taxas, essas empresas sofrem para se manterem de pé e acabam morrendo cedo, sem terem a oportunidade de se reinventarem no mercado com o apoio de consultores qualificados. Os países evoluídos como Japão e EUA, incentivam o empreendedor e o pequeno investidor, o que parece ser exatamente o contrário do que acontece no Brasil.

Que conselho daria a um jovem que está começando nesse ramo em que você atua ?

R: Hummmm, eu diria o que eu sempre digo a todos: Descubra o seu diferencial, o que vocês faz de melhor e o que te motiva a longo prazo e foque nisso. Planeje sua vida financeira vivendo do que você atua pelos próximos 10 anos. Não busque só estabilidade, busque ser rico, ter bens, patrimônio, pense em como você vai construir esse patrimônio fazendo o que você faz, economize, mas também invista no que você acredita.


Você ou sua empresa já foi premiada alguma vez ?

R: Sim, ganhei em primeiro lugar o concurso de negócios inovadores do Sebrae RN (2013), com o projeto de um portal focado no público que presta serviços em saúde e bem estar..




Bate-Bola com 



Julyane Miranda




Grata lembrança ? Um banho de mar em Ubatuba

Amigo especial  ? Gerizaldo Maia

Viagem realizada ? Buenos Aires

Viagem sonhada ? México!
Maior conquista ? Minha independência financeira
Sonho a realizar ? Casar!

Surpresa agradável ? Ter conhecido Brasília!
Superstição ? Hummm Não acredito.
Cor preferida ? Marrom!
Número de sorte ? 5
Prato preferido ? Pizza!
Principal Hobby ? Cinema!
Time do coração ? Fluminense!
Deus ? Uma incógnita
Gênio da Informática ? André Ortega
Personalidade brasileira ? Leandro Karnal
Herói da humanidade ? Acho que não temos né?
Projetos na carreira ? Estruturar meu negócio para atender a nível internacional
Quem é Julyane Miranda ? Uma mulher, com todas as letras, que busca sempre transformações positivas.

Considerações Finais



Achei bem legal a entrevista, perguntas sempre nos fazem pensar sobre nós mesmos, rever quem somos, o que queremos e o mundo que estamos inseridos.
Contatos e Redes Sociais
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