segunda-feira, 29 de maio de 2017

ARTIGOS - Cantora Camilla Faustino - Lino Tavares



 Nova Jersey, USA, segunda-feira, 29 de maio de 2015
  
Camilla, o Despontar de Uma Estrela
Lino Tavares


    Em se tratando de opinar acerca das  qualidades de uma pessoa pública, seja qual for a área em que atue, eu prefiro ser pragmático ao invés de  conceituá-la em função do lugar que ocupa no mundo da fama. Por isso, tudo quanto for badalado na mídia e nas redes sociais acerca de artistas, políticos, esportistas ou figuras notáveis de outra área qualquer pode até coincidir com a minha opinião, mas não representará fator de influência na minha maneira de analisar. 
    Em razão dessa forma independente de avaliar os predicados de artistas, famosos ou a caminho da fama, quero dizer aqui, com todas as letras, que nenhuma das cantoras brasileiras que ora figuram na vitrine da fama representa a melhor e mais completa intérprete musical brasileira da atualidade. A cantora número um do Brasil, a meu juízo, ainda busca o lugar que faz por merecer no cenário musical brasileiro. Ela se chama  Camilla Faustino e despontou no Quadro "Quem Sabe Canta", do Programa Raul Gil, no SBT, do qual se tornou a grande vencedora nessa temporada de 2017. 
    Eu não estou me reportando simplesmente a uma boa cantora, que sabe cantar afinado e cumpre seu papel de intérprete de maneira a não comprometer.
Camilla é muito mais do que isso. Parafraseando o título da grande Carmem Miranda, eu diria que ela é uma "pequena notável", em cuja performance de palco o apreciador se delicia com uma vocalização perfeita conjugada com uma expressão corporal que se encaixa na interpretação musical tal como uma canção orquestrada se identifica com a expressão coreográfica de um ballet clássico. 
    Sei que pode parecer exagero e até pretensioso de minha parte me portar como uma espécie de "revelador de talentos", querendo colocar a singular Camilla Faustino acima de cantoras consagradas, que entram em nossos lares diuturnamente nos grandes programas da televisão brasileira. Devo observar, contudo, que opino aqui respaldado na experiência de quem já entrevistou mais de 70 cantores e cantoras, inclusive do exterior, desde simples novatos e novatas do Programa Raul Gil e do The Voice Brasil até estrelas de primeira grandeza, como a brasileira  Fafá de Belém, a Portuguesa Dulce Pontes e a mexicana Aida Cuevas. 
    Da mesma forma como declaro não me louvar em conceituações midiáticas para opinar a respeito de um artista, quero que você também seja independente na análise do potencial dessa cantora que aponto no momento como o maior talento brasileiro na arte de cantar. Por isso, sugiro ao leitor abrir o link a seguir e ouvir as maravilhosas interpretações de  Camilla Faustino, que se sucedem no vídeo do YouTube. E, depois, se lhe sobrar um tempinho, clique no segundo link e leia a bela entrevista que Camilla me concedeu duas semanas antes de se tornar a grande campeã do Quadro "Quem Sabe Canta", do programa Raul Gil, no SBT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário