segunda-feira, 1 de outubro de 2018

CRÔNICAS: Ângela Maria, Voz de Ouro do Brasil no Plano Superior - Lino Tavares

   Nova Jersey, USA, segunda-feira, 1º de outubro de 2018                                                           º
 
Ângela Maria, Voz de Ouro do Brasil no Plano Superior                                                           Lino Tavares                             
   O elenco musical do Plano Divino veio buscar na Terra mais um importante reforço, levando para lá, no último sábado (29/09), a exuberante cantora brasileira Ângela Maria, a "Sapoti", que deixa como legado uma das mais belas e fantástica histórias de sucesso da Musica Popular Brasileira. Nascida em Macaé, interior fluminense, em 1929, viveu na infância e na adolescência os momentos difíceis de todo artista principiante, cantando em bares e boates, o que não era suficiente para atender as necessidades básicas e evitar privações, como as de vestir-se a alimentar-se condignamente. 
   Consciente de sua vocação, Abelim Maria da Cunha (esse era seu nome de batismo), perseverou na busca daquilo que mais queria, "rebatizou-se" com o nome artístico de Ângela Maria, e muito jovem ainda viu abrir-se diante de si a primeira porta para o sucesso, cantando no famoso Dancing Avenida e pouco tempo depois na Rádio Mayrink Veiga. A partir daí,a conquista da coroa de "Rainha do Rádio" e a glorificação no palco das canções aconteceu de forma meteórica, pois já em 1951, aos 22 anos, gravou seu primeiro disco, incluindo-se entre os ícones do samba-canção, ao lado de artistas consagradas como Maysa, Nora Ney e Dolores Duran.
   "Babalu", "Gente Humilde", "Cinderela",  "Orgulho", "Falhaste Coração", "Foi Deus", "Bandeira Branca" e "Tango pra Teresa" representam uma pequena amostra do enorme rosário de canções que encantaram multidões na sua forma ímpar de interpretar. Resplandecendo como estrela de primeira grandeza no firmamento de MPB, gravou dezenas de álbuns musicais, tornando-se recordista na vendagens de discos e entrando definitivamente para a história de nossa música como uma das mais consagradas cantoras das paradas de sucesso. 
   Simples e muito comunicativa, Ângela Maria conquistou milhões de fãs em todas as faixas etárias e camadas sociais, sendo aplaudida e admirada por celebridades da música internacional, como a francesa Edith Piaf, a portuguesa Amália Rodrigues e o norte-americano Louis Daniel Armstrong, Teve muitos amigos, destacando Cauby Peixoto (já falecido) como o maior deles. Com ele, certamente, a "Sapoti" se reencontrará no "Planeta Arte", para continuar aqueles duetos de tirar o fôlego, que emocionaram milhões de pessoas nos palcos do Brasil, como a gravação do bolero "Brigas" um dos clássicos musicais do cantor e compositor Evaldo Gouveia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário